Aforismos
Apontamentos II

"Se Jesus pediu a Deus que o privasse da crucificação. Se Jesus tinha horror ao sacrifício.Como podemos aceitar tal sacrifício?"
Alexander Sokurov, em "Elegia de uma Viagem"

 

 

 

Aforismos
Apontamentos 1

"Um clarão tão belo e não há ninguém para admirá-lo".
Alexander Sokurov em "Elegia de uma Viagem".

Será o destino do cinema?

 

 

 

10 minutos mais velho

Envelhecer bem

O produtor dos últimos filmes de Wim Wenders reuniu uma porção de realizadores num projeto de curtas sobre o tempo, chamado "10 minutos mais velho" (Ten Minutes Older), já disponível em DVD nos EUA. Nesse meio, havia dois cineastas...

Jean Luc Godard
Godard decompõe o curta em dez pequenos filmes, como numa contagem regressiva. Em o último minuto da noite utiliza trecho de "Forever Mozart", em que a beira de uma fogueira um homem fala das estrelas como traço do desaparecimento.
E assim por diante...O último minuto da juventude traz a cena do assassinato de Jean Pierre Léaud em "Made in Usa".
Já no último minuto da memória, imagens do holocausto, interrrompidas pela inscrição "O imprescritível".
O último minuto da eternidade: a crucificação de Cristo extraída do filme de Pasolini, "O Evangelho Segundo São Mateus".
Enfim, o último minuto do cinema: uma tela em branco ao vento, como uma vela que insiste em seguir em frente. Godard resiste e, para além do cinema, continua só em sua genialidade.

Werner Herzog
Em "Dez mil anos mais velho", Werner Herzog resgata imagens do primeiro contato com os índios da tribo "Urus Erus", que permaneciam na idade média, sem sequer o contato com o metal, nos confins da Amazônia, em uma área próxima de Porto Velho, Rondônia. Como as pinturas nas tumbas de Roma, no filme homônimo de Fellini, Herzog registra a ruína de um modo de vida e arte resultante do contato com a civilização. Se em Fellini a entrada do ar nos subterrâneos tinha o poder de apagar os afrescos, aqui a presença do relógio é o indício irremediável do fracasso dessa busca por paisagens e personagens perdidos. Hoje integrados e degradados pela passagem mecânica do tempo.

[ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, SALVADOR, VILA LAURA, Homem, de 26 a 35 anos, Portuguese, Spanish, Arte e cultura, Cinema e vídeo